quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Porongo

Usado para fazer cuias, porongo é transformado em obra de arte no RS

Utilização do porongo no artesanato gera renda para produtores no RS.
Peças podem ser usadas como porta trecos, enfeite e peso para porta.

Do G1 RS
A utilização do porongo para criar peças artesanais é típica do Rio Grande do Sul. Além do cultivo, a venda das peças gera renda para as famílias, e as possibilidades de utilização do fruto são diversas, como mostra a reportagem do Campo e Lavoura, da RBS TV (veja no vídeo ao lado).
Elemento tradicional da cultura gaúcha, a cuia para tomar chimarrão já é feita de outros materiais, como madeira, porcelana e até alumínio, mas nenhum deles é capaz de competir com o porongo. As cuias podem ser feitas com o porongo com espessura maior ou menor. A caraterística depende da espécie do fruto e da região onde é cultivado.
Apesar de pouco expressivo, o cultivo do porongo na Região Noroeste do estado é diversificado. O fruto precisa ficar longe de geadas e temperaturas baixas. Por isso, ele costuma ser plantado no fim do inverno. "A preferência do cultivo do porongo sempre é em regiões de solo mais pedregoso, com melhor drenagem e onde ele consegue se estruturar", explica o engenheiro agrônomo Edevin Bernich.
Elinir Maria Didone cultiva o porongo há três anos e, na última safra, colheu mais de 1,5 mil unidades de diversas espécies. Nas mãos da artesã, porém, a matéria-prima não combina com a erva-mate e água quente: ela decora o porongo e o transforma em arte.

Depois de limpo, o porongo fica pronto para ser transformado em uma peça artesanal. Para isso, é preciso muita habilidade para que as técnicas sejam aplicadas com perfeição.
"É um artesanato diferente. As pessoas sempre procuram novidade. É algo que nós podemos produzir na nossa propriedade e trabalhar depois", diz Elinir, que tem nas peças uma alternativa de renda.
Além de cevar um amargo, a planta nativa serve também para peso de porta, porta trecos e peças ornamentais. Na propriedade de Elinir, até a paisagem ganha detalhes feitos de porongos e os passarinhos, um local para se abrigar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário