segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ERVA MATE


Ilex paraguariensis St. Hil.
Família Aquifoliaceae 

Nomes Populares
Mate, erva-mate, erveira, congonha, erva, erva-verdadeira, erva-congonha.

 
Sinonímia Botânica
Ilex curitibensis Miers.,
Ilex domestica Reiss.,
Ilex mate St. Hill.
Ilex sorbilis Reiss.,
Ilex vestita Reiss.,
Ilex Theaezans Bonpl.

Características Morfológicas
Altura de 4-8m, com tronco curto de 30-40cm de diâmetro. Folhas coráceas, de 8-10cm de comprimento por 3-4cm de largura.

 
Ocorrência
Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Em seguida deixá-los amontoados por alguns dias para iniciar a decomposição da polpa e facilitar a remoção das sementes. Isso é obtido manualmente lavando-se os frutos em água corrente dentro de uma peneira fina e, deixando-se as sementes secarem à sombra. Um quilograma de sementes contém aproximadamente 90.000 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é superior a 1 ano.

Madeira
Madeira leve, pouco compacta, de baixa durabilidade natural.

Fenologia
Floresce durante os meses de outubro-dezembro.
Os frutos amadurecem em janeiro-março.

 
Utilidade
A madeira pode ser empregada para caixotaria e para lenha. Suas folhas preparadas segundo método apropriado fornece o "mate", o mais popular dos chás consumidos no país e, exportado para todo o mundo. Por essa razão é muito cultivada no sul do país; entretanto, a maior parte da produção ainda provém da exploração de ervais nativos. A árvore é ornamental e pode ser empregada no paisagismo. Seus frutos são avidamente consumidos por várias espécies de pássaros. Pode ser utilizada no plantio de área degradadas destinadas à recomposição da vegetação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário